O homem, ser de alta inteligência como é, entendeu o arrasar na forma bem bruta da palavra e, desde então, vem arrasando com tudo mesmo, ambientalmente falando, mais o mais importante, vem arrasando com a própria espécie e com a noção de Deus, que só queria que o pobre coitado do homem fosse feliz, arrasasse no estilo!
Começamos arrasando a espécie justamente no termo homem, que descreve o clã machista da coisa e a mulher, coitada, só porque ela veio da costela, ficou anos relegada a segundo plano – pelo menos na história tradicional ocidental, claro que nem todas as sociedades pensaram da mesma forma –
Daí o ser humano criou o fogo, a escrita, a roda e por aí vai, mas continuou arrasando. Só para termos uma noção, quando um homem, ou mulher se destacavam por pensar um pouco mais sobre nossa existência ou eram loucos, ou bruxos ou coisas do tipo. Daí a sociedade constituída dos homens arrasavam estas raridades de pessoas.
Bem, mas o problema piorou quando o homem começou a formular Deus. Deus é assim, Deus é daquele jeito... Pronto, virou uma bagunça e com certeza Deus deve ter ficado arrasado. No início eram tantos deuses como homens, parecia que tinha um deus pra cada um, mais “recentemente” Deus virou único. Único? Temos três grandes religiões monoteístas, e dentro das três incontáveis vertentes que proclamam como funciona a pessoa de Deus – Gente, Deus não é um computador com códigos criptografados – Daí cada vertente criou uma idéia de Deus, geralmente um Deus repressor. Daí pergunto, qual a diferença do politeísmo? As religiões monoteístas acabaram criando um “Deus politeísta” e, nada mudou, continuam havendo guerras em seu nome e mortes em seu nome. Se preocupar em entender, formular Deus não é a questão, a questão é sentir, se sentir bem. Pior que formular Deus é usá-lo como massa de manobra política, fazer milhões de pessoas acreditarem em um Deus que gera ódio, que proclama a indiferença e a segregação.
Bem, como defendo uma concepção de Deus individual, porque acho que a experiência com o divino é única - cada um tem uma realidade diferente na vida - não acredito que Deus queira que exista, de fato, como dizem, um exército de pessoas iguais invocando o teu nome e poder apenas por quê alguém disse que era para assim fazer.Dizem que o homem quem criou Deus, creio que não, mas ja penso que assim como Deus criou o homem sua imagem e semelhança e o homem crou as imagens de Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário