Achei este meu texto antigo perdido na net, dei umas modificas e vou postá-lo novamente. Dia propício para postá-lo, porquê ontem foi o dia da fofoca. Andar de ônibus da nisso: Descobri que o assunto do momento pode ser você. Nem eu sabia que minha vida era tão interessante assim (risos). Vou vender meu roteiro para a Globo!

Logicamente ele não estudou esta questão em si, ele falava dessa nossa cultura de vigilância, da necessidade de saber o que o outro está fazendo e de permitir que o outro veja o que nós estamos fazendo também. Para se ter uma idéia, essa análise de Foucault deu origem a programas de TV como os reality shows, as formas de mídia atuais, os modelos educacionais padronizados das escolas e ,até mesmo este blog e os demais sites de relacionamentos que conhecemos. Pois é, a fofoca não é apenas falar da vida do cidãdão alheio, não. Está vendo só?! Ela faz parte de estudos sérios e neste caso é mais conhecida como Panoptismo. Até que ponto queremos nos mostrar, nos permitimos ser vistos?

A questão é que com foucault ou sem foucault a fofoca incomoda a vida de alguns dos pacato cidadão das pequenas cidades por aí – só alguns, tem que gente que adora ser notícia. Pior ainda quando o boato é inventado. Porque já que vai falar, fala do que é verdade, não precisa inventar. É criatividade demais! Mas “quem conta um conto, aumenta um ponto”, me contaram por aí. Para os fofoqueiros de plantão, ou não, a dica da imagem acima pode ser de grande valia! Só não vale espalhar com quem foi...
Cara, você é 10! Vou começar a ler, tardiamente, essas teorias e outras coisas mais, de Foucault, que falam sobre essa necessidade de saber o que o outro está fazendo, e de se fazer saber para o outro o que você está fazendo. Vivo isso constantemente, ainda mais no meio da Dança COntemporânea... Adorei!
ResponderExcluirObrigado, mas é isso, a gente vive por convenções sociais, onde querendo ou não a gente acaba imitando, reproduzindo observando e repassando o comportamento alheio. Creio que seja muito útil a dança, afinal o movimento se inspira e é inspirador, ao mesmo tempo! Espero não estar errado rsrsrs! Abraços
ResponderExcluir