| Atual Bandeira da Líbia, introduzida pelo atual governo. |
Neste exato momento em que escrevo este post, aviões franceses iniciam sobrevôo sobre a Líbia, após uma sanção aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, a qual permite a intervenção internacional no país. Resolução esta que alguns países como: Brasil, Índia e Alemanha se abstiveram des seus votos.
![]() | |
| Antiga Bandeira da Líbia |
A questão é, as tropas de Gaddafi massacravam os manifestantes opositores, agora, possivelmente, caso o governo líbio não retroceda, haverá um massacre dos pró-governistas. Não me parece que a situação muda muito para a população civil líbia. O que consigo observar é uma maior preocupação dos países desenvolvidos no controle dos poços de petróleo líbios, cujo valor do barril no mercado internacional veio a custar US$ 120 após o começo da crise, não só na líbia, mas em toro o Oriente Médio. Em política, caros amigos, quase sempre, para não dizer sempre - porque não gosto muito de termos limitadores - o que prevalece é o interesse estratégico sobre o bem em comum. Política, mais que a vida dos cidadãos do mundo envolve dinheiro, poder, controle. Por isso existem os lobbys políticos. E em cima disto são construídos discurso humanísticos e civilizatórios.
Os países que “redefiniram” o mapa político do Oriente médio depois da 1º Guerra Mundial e interferiram diretamente em suas políticas, acentuado as irritações Oriente x Ocidente, cristianismo x islã, hoje “lutam” pela democracia na região que, alias, não sei como será no caso líbio, já que as manifestações são de vertentes xiitas. Não sei ao certo como é a noção de democracia deste grupo mulçumano (um pouco de falta de conhecimento mesmo, sem preconceitos).


Nenhum comentário:
Postar um comentário