Após a 3ª revolução industrial, chamada também de revolução tecnológica, no final dos anos 80 e início dos anos 90 e que “sofremos” os seus impactos especialmente nos dias de hoje, as sociedades, que já vinham se encurtando, passaram a trocar cada vez mais informações e de forma acelerada. Seja pelo avanço dos meios de transportes ou, especialmente, pelos meios de comunicação que geram informação sem sair do lugar. Hoje já existem termos como “sociedade global ou internacional” - termos discutíveis, lógico, mas que demonstram o quão perto estamos uns dos outros. Mas que ainda falta muito para compreendermos as diferenças.
Os novos processos de manifestações políticas pró-democráticas que andam acontecendo no Oriente Médio tomaram efeito cascata justamente devido à informação. Primeiro a informação que vem do Ocidente, do mundo “democrático” que mostra sua propaganda de vida livre e ascendente, depois a informação dos próprios processos de redemocratização em curso, que animam e encorajam os demais movimentos de um país para o outro. Um grande destaque neste momento para as redes sociais, que tiveram papel fundamental na derrubada de Hosni Mubaraki no Egito. As pessoas se organizavam através de sites como o Facebook. Veja bem, é informação criada de baixo para cima, de pessoas como nós e que alimentaram toda uma revolução política. Logicamente existem inúmeros outros fatores, de política interna e externa que favoreceram a circulação de informações. É a informação levando democratização e a democracia sustentando a informação!
Imaginem se existisse Facebook na época da Revolução Francesa, da inconfidência, da Guerra Civil Estadunidense...

Sabia q ia arrasar Alencar !! Escreve bem pacas... Rsrsrs fiquei até reprimido !!! hahahaha Gostei de mais !! vc escreve super bem !!
ResponderExcluirPara mim, não adianta muito imaginar o Facebook nessa épocas, pelo menos não além do que se ele existisse, hoje já teríamos alcançado um némro de revoluções extraordinário, e não temos como saber em que situação estaríamos, visto a diferença de pensamento de pessoa para pessoa, apesar da proximidade virtual que se institui cada vez mais.
ResponderExcluir